quarta-feira, 26 de setembro de 2018


SINTOMAS E TRATAMENTO DE ALGUMAS 
DOENÇAS COMUNS EM PÁSSAROS 01




         Hoje vamos falar de algumas das doenças mais comuns que surgem em nossas flautas voadoras. Quando vemos as aves doentes, para identificar a doença temos que prestar atenção nos sintomas.
E esse vídeo iremos mostrar o tipo da doença, sintomas e possíveis tratamentos para cura-los
Observação: nos responsabilizamos com uso inadequado dos medicamentos antes de consultar um veterinário.

01 - ENTERITE
Dores abdominais, diarreia, plumas da cloaca sujas pelas fezes, estrias de sangue. Abdômen duro, vermelho violeta. Para de cantar. Tem muita sede. Emagrecimento rápido.
Dependendo da causa:
Vermífugos, coccidiostáticos, antibióticos, antimicóticos.
Eliminar as verduras. É útil a administração de 2 gotas de Aderogil no bebedouro de 50 cc. 

02 - INDIGESTÃO / CONSTIPAÇÃO 
Ventre inchado. Fezes duras, cloaca inchada e de cor vermelha. Dificuldade de evacuação.
Dar no bico 2 gotas de óleo de parafina. Introduzir, prudentemente, na cloaca um pouco de azeite de oliva. Administrar verduras, maçã e infusão de tília para beber.

03 - COLIBACILOSE 
Sonolência, Falta de apetite. O pássaro se retira para um canto da gaiola. Diarreia esverdeada que deixa as penas ao redor da cloaca suja. Vômitos frequentes de alimentos misturados a uma substância e a um fluido esverdeado.
Nesses casos a mortalidade é muita elevada entre o primeiro e o segundo dia.                                                                                                    
Dentre outros, mencionamos: Zooserine, quemicetina
solúvel, Cloranvex e Gentamicina (colírio 1 gota no bico).

A medicação  deve ser oferecida conforme a bula.

04 - SALMONELOSE 
Na forma aguda o pássaro para de cantar. Falta-lhe vivacidade e o mesmo se retira para o canto da gaiola com as penas eriçadas e os olhos semi-cerrados. Inapetência, muita sede e diarreia verde-amarelada.         Cloaca suja de fezes, ventre inchado e respiração ofegante.
Além dos medicamentos indicados no caso precedente, dar sulfas com os cuidados recomendados. Os pássaros que conseguem ser curados ficam por via de regra, portadores de germes.

05 - STREPTOCOCOS
         Sono contínuo. O pássaro se isola em um canto da gaiola. Cloaca suja pela diarreia. Emagrecimento rápido. Respiração ofegante. A cauda e as asas caídas. Aumento do ritmo respiratório, bico aberto. O pássaro pode, de tempos em tempos, emitir ruído agudo.
Durante 5 dias deve ser oferecido ao pássaro doente um dos seguintes produtos:

100 PS (vide bula), Linco Spectin (1 g para 1,5 I. de água), Tylan 200 (1 gota no bico). 

06 - TIFOS 
Asas caídas, penas soltas e diarreia verde. Mortalidade muita elevada e rápida, entre 12 e 24 horas.
Isolar as aves. Administrar antibióticos e desinfetar com bactericidas. Há ainda alguns criadores que sugerem a eliminação das aves doentes.


07 - HEPATITE 
         Falta de apetite ou fome exagerada. Manchas violáceas no ventre, com hipertrofia do lóbulo hepático
Pro Livre (5 gotas no bebedouro) noz vômica, Antitóxico SM (vide bula), Epocler (10 gotas no bebedouro por 5 dias).
Recomenda-se suspender a farinhada e manter somente alpiste e chicória.

08 - VARIOLA / BOUBA
(Forma crônica) A princípio, a queda de pequenas penas ao redor dos olhos. As pálpebras engrossam. Pode parecer plefarite com secreção purulenta que fecha o olho. Lesões epiteliais típicas da varíola. Furúnculos com até 5mm de diâmetro, de cor amarelada/esbranquiçada cheios de líquido purulento. Por vezes eles se cobrem de uma membrana que parece casca e atinge com mais frequência à fixação do bico junto a cabeça e cavidade interna do bico, faringe e ouvidos.                                                                                     As generalidades dos sintomas são aquelas da forma aguda. A forma cutânea pode ser tratada com tintura de iodo ou mercúrio cromo em uma solução alcoólica a 3% ou Thuya. A Quemicetina (4 gotas no bebedouro) pode, em alguns casos, mostrar eficiência. 

09 - CORIZA
Falta de vivacidade, anorexia, corrimento de cerume das narinas, que pode se tornar um ranho purulento, continuamente frequente, com tosse.  Respiração difícil. Mucosa congestionada Limpar as cavidades das narinas com algodão impregnado com permanganato de potássio solução 1/1000. Dar um dos seguintes remédios 100 PS conforme a bula. Linco Spectrin 1 g em 1,5 L. de água, Tylan 200, 1 gota no bico. O tratamento deve ser  mantido até o desaparecimento da doença. 


10 - DOENÇA RESPIRATÓRIA
(Crônica) - D.R.C Dificuldade de respiração, espirros, corrimento nasal e ocular. Esta doença é bastante semelhante a coriza.
Tylan 200 (1 gota no bico), Linco Spectin (1g em 1,5 I. de água), Ofticor (2 gotas no bico). Tratamento de 1 semana. 

11 - SINUSITE INFECCIOSA 
Corrimento frequente das narinas e dos olhos que ficam injetados com inchação ao seu redor, podendo apresentar pus. O pássaro não come e permanece com a cabeça embaixo das penas recolhido num canto do poleiro ou no fundo da gaiola. Esfrega, seguidamente, o bico contra o poleiro ou arame. Respiração difícil.
Lavar as narinas e olhos com água morna. Pingar 1 gota de Hidrossin em cada narina. Na água pode ser usado Auromicina Avícola, Vetococ, Tylan 200 ou Linco Spectin. A medicação deve ser oferecida conforme a bula.

12 - PNEUMONIA 
Falta de vivacidade. Respiração difícil. O bico pode ficar com uma cor violeta. O pássaro coloca a cabeça para trás debaixo da asa. A cauda acompanha o ritmo respiratório. Febre, asas caídas, penas eriçadas.
 Baytril ou Tylan 200 (1 gota no bico) Linco Spectin, Oftcor (2 gotas no  bico). Reforçar a alimentação adicionando vitaminas na farinhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário